segunda-feira, dezembro 11, 2006

CRIPTOLOGIA

Maykon Rodrigues dos Santos

RESUMO

A Criptografia e Criptoanálise estiveram presentes na história dos povos desde a antiguidade seja em tempos de paz ou guerra, onde era usando para garantir que informações confidenciais, fórmulas secretas entre outras informações não se tornasse público ou na mão de inimigos.

Na atualidade com o desenvolvimento computacional a Criptologia evoluiu, e tornou-se objeto de estudo por diversos governos e pessoas, com diferentes objetivos como a criação de algoritmos mais complexos e o estudo para decifrar estes algoritmos. A criptografia está presente em diversas aplicações WEB, que visam garantir a segurança dos usuários nas mais diferentes situações como exemplo uma compra ou uma simples correspondência de e-mail.

PALAVRAS CHAVES: CRIPTOLOGIA, CRIPTOGRAFIA, CRIPTOANÁLISE, RSA, DES.

Introdução

Segundo a Wikipedia a Criptologia:

...É uma disciplina cientifica que os estudam conhecimentos (matemáticos, computacionais, psicológicos, filológicos, etc.) técnicas necessários à criptoanálise (solução de criptogramas) e à criptografia (escrita codificada).

As pessoas que mais contribuíram para a arte da criptologia foram os militares, até o surgimento dos computadores a criptologia não contava com muitos recursos, principalmente a dificuldade de alternar os métodos criptográficos rapidamente, pois geralmente envolvia um grande número de pessoas.

Criptografia

A origem da palavra Criptografia vem do grego kryptos que significa oculto, escondido; graphos que significa escrever. A utilização da criptografia tornou-se necessário a partir do momento em que surgiu a necessidade de manter a privacidade das informações.

Na Antiguidade os recursos usados para criptografar às mensagens eram poucos mais criativos, podemos destacar os códigos de Júlio César, onde era usado um sistema de substituição mono alfabética[1] em que cada letra era substituída por três posições no alfabeto.

Figura 1 Cifra de Cezar.

Com o desenvolvimento tecnológico ocorrido no século passado, a criptografia se tornou importante podemos destacar a segunda guerra mundial, que foi responsável pelo aperfeiçoamento da criptologia, em especial ao fato dos ingleses que quebrarem o código da máquina de criptografar dos alemães a famosa enigma, o que causou com que os aliados estivesse um passo a frente dos alemães. Os acontecimentos da segunda guerra mundial demonstraram a relevância da criptografia o que levou o governo americano a criar a NSA[2], agência responsável pela segurança dos Estados Unidos da América.

Objetivos da Criptografia

Os principais objetivos da criptografia segundo a Wikipedia[3] seriam quatro: Confidencialidade, Integridade, Autenticação, Não-repúdio segue abaixo a descrição de ambos:

1 Confidencialidade da mensagem: só o destinatário autorizado deve ser capaz de extrair o conteúdo da mensagem da sua forma encriptada. Além disso, a obtenção de informação sobre o conteúdo da mensagem (como uma distribuição estatística de certos caracteres) não deve ser possível, uma vez que, se o for, torna mais fácil a análise criptográfica.

2 Integridade da mensagem: o destinatário deverá ser capaz de determinar se a mensagem foi alterada durante a transmissão.

3 Autenticação do remetente: o destinatário deverá ser capaz de identificar o remetente e verificar que foi mesmo ele quem enviou a mensagem.

4 Não-Repúdio do remetente: não deverá ser possível ao remetente negar o envio da mensagem.

Não são todos os sistemas ou algoritmos de criptografia que alcançam estes objetivos acima, pois deve ser bem elaborados e bem implementados.

Criptografia de chave Simétrica

Neste tipo de criptografia por chave Simétrica, a chave que criptografa a mensagem e a mesma que serve para decriptografa, tendo como requisito que a chave deve ser conhecida tanto pelo emissor como receptor. Quando uma mensagem é enviada está e encriptada pelo emissor, com uma chave para o receptor ter acesso a esta mensagem haverá a necessidade do conhecimento da chave utilizada pelo emissor.

A técnica de criptografia simétrica nos remete a três problemas fundamentais são eles: Primeiro a troca de chaves e um problema, pois ela deve ser compartilhada por ambas as partes, ela deve ser enviada pelo um meio ainda não seguro. O segundo está relacionado à autenticação, pois as duas partes podem gerar mensagens sem que nos certificamos sobre qual das partes originou-se a mensagens. O terceiro está relacionado à gerência das chaves, pois em uma rede de n usuários seriam necessário (2ⁿ - 1) chaves. Um exemplo de algoritmo de chave simétrica é o DES(Data Encryption Standart).

Criptografia de chave Assimétrica

A Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves, sendo uma para cifrar as informações e outra diferente para decifrar as informações, estas chaves são conhecidas como chave pública e chave privada, este tipo de Criptografia foi proposto por Diffie e Hellman em 1976, um conceito totalmente novo visava atacar três pontos falhos da criptografia por chave simétrica: o compartilhamento e o gerenciamento das chaves assim como a autenticação.

O Algoritmo RSA

O algoritmo RSA e um algoritmo de chave Assimétrica foi inventado em 1977 por Ron Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman, pesquisadores do MIT . O RSA se baseia em alguns princípios da teoria dos números[4] . Segue abaixo como funciona o algoritmo RSA(TANENBAUM, 1994):

1. Escolha dois números primos extensos, p e q,(geralmente maiores que 10 na cem).

2. Calcule n = p x q e z = (p-1) x (q-1).

3. Escolha um número primo em relação a z e chame-o de d

4. Encontre e de forma que e x d = 1 mod z.

Para exemplo p =3 e q = 11, gera n = 33 e z =20. Um valor adequado para d e d =7, visto que 7 e 20 não tem fatores comuns. Com essas opções, e pode ser encontrado resolvendo-se 7e =1 (mod 20), que produz e =3. O texto cifrado, C, para uma mensagem de texto, P, é obtido através de C = P na três3 (mod 33).

Referências:


Wikipedia: Criptologia. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptologia

Wikipedia: Criptografia. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia

Wikipedia: Cifra de César. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cifra_de_C%C3%A9sar




TANENBAUM, S. Andrew. Redes de Computadores 10 Edição.

Rio de Janeiro: Editora Campos. 1997.



[1] Sistema de utiliza apenas um texto crifrante.

[2] National Security Agency, para maiores informações http://www.nsa.gov.

[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia

[4] Ramo da matemática que estuda alguns princípios dos números inteiros, que são constituídos dos números naturais {0,1,2,3,4...} e {-1,-2,-3,-4...}.

Nenhum comentário: