terça-feira, agosto 26, 2008

Console de Desempenho Windows XP

Informações sobre alguns contadores, informações estas do help do Console de desempenho.
Objeto de Desempenho:
Processador
Contador:
% tempo de processador
% tempo de processador' é o percentual de tempo decorrido que o processador gasta para executar um segmento ocupado. Ele é calculado medindo a duração do segmento ocioso que está ativo no intervalo de exemplo e subtraindo esse tempo da duração do intervalo (cada processador possui um segmento ocioso que consome ciclos quando nenhum outro segmento está pronto para execução). Esse contador é o principal indicador da atividade do processador e exibe o percentual médio do tempo de ocupação observado durante o intervalo de exemplo. Ele é calculado monitorando o tempo em que o serviço está inativo e subtraindo esse valor de 100%.

Contador:
Total de interrupções
'Total de interrupções/s' é a taxa média, em incidentes por segundo, em que o processador recebeu e atendeu as interrupções de hardware. Não inclui DPCs (chamadas de procedimento deferidas), que são contadas separadamente. Esse valor é um indicador indireto da atividade dos dispositivos que geram interrupções, tais como relógio do sistema, mouse, drivers de disco, linhas de comunicação de dados, placas de interface de rede e outros dispositivos periféricos. Esses dispositivos normalmente interrompem o processador quando concluem uma tarefa ou exigem atenção. A execução normal do segmento é suspensa. O relógio do sistema normalmente interrompe o processador a cada 10 milissegundos, criando uma atividade de interrupção em segundo plano. Esse contador exibe a diferença entre os valores observados nos dois últimos exemplos, dividida pela duração do intervalo de exemplo.

Objeto de Desempenho:
Memória
Contador:
Páginas /s
Páginas/s' é a taxa em que as páginas são lidas do ou gravadas no disco para resolver as falhas de página de hardware. Esse contador é um indicador primário dos tipos de falhas que causam atrasos no sistema todo. É a soma de 'Memória\\Entrada de páginas/s' e 'Memória\\Saída de páginas/seg'. Conta-se em número de páginas; portanto, pode ser comparado com outros contadores de página, como 'Memória\\Falhas de página/seg', sem conversão. Inclui as páginas recuperadas para satisfazer às falhas dos arquivos mapeados de memória não-cache do cache do sistema de arquivos (normalmente solicitado pelos aplicativos).

Contador:
bytes confirmados em uso:
'% bytes confirmados em uso' é a taxa de 'Memória\\Bytes confirmados' para a 'Memória\\Limite confirmado'. A memória confirmada é a memória física em uso para a qual o espaço reservado no arquivo de paginação deve ser gravado em disco. O limite de confirmação é determinado pelo tamanho do arquivo de paginação. Se o arquivo de paginação é ampliado, o limite de confirmação aumenta e a taxa é reduzida. Este contador exibe somente o valor percentual atual, não é uma média.

Contador:
Entrada de páginas/s
'Entrada de páginas/s' é a taxa em que as páginas são lidas do disco para resolver as falhas de paginação física. As falhas de paginação física ocorrem quando um processo refere-se a uma página na memória virtual que não está no conjunto de trabalho ou em qualquer outro lugar na memória física e deve ser recuperado do disco. Quando ocorre uma falha de paginação, o sistema tenta ler várias páginas vizinhas na memória para maximizar o benefício da operação de leitura. Compare o valor de 'Memória\\Entrada de páginas/s' como o valor de 'Memória\\Leituras de página/s' para determinar o número médio de páginas lidas na memória durante cada operação de leitura.

Objeto de Desempenho:
Disco
Contador:
% tempo de disco
'% tempo de disco' é a porcentagem de tempo decorrido durante a qual a unidade de disco selecionada estava ocupada atendendo a solicitações de leitura ou gravação.

Contador:
Gravações de disco/s
'Gravações de disco/s' é a taxa de operações de gravação no disco.

Contador
Leitura de disco/s
'Leituras de disco/s' é a taxa de lidos operações no disco.

Nenhum comentário: