quinta-feira, julho 16, 2009

Comando for - Windows

Em meu primeiro emprego na área de Ti eu automatizava diversas tarefas através de arquivos de lote ou batch, usava muito o GOTO, porém um comando muito usado em programação que eu não utilizava em meus arquivos de lote é o “for” abaixou vou descrever alguns exemplos para eu nunca mais se esquecer de como usar ele:

Para maiores informações “for /?”

Sintaxe básica do comando:
FOR %variável IN (conjunto) DO comando [parâmetros]
Vale lembrar que para utilizar o for em um arquivo de lotes é necessário especificar %%variável.

for %A in (1 2 3 4 5) do echo "Teste"
Mostra na tela 5 vezes a palavra Teste.

for %A in (mkdir) do %A Teste
Cria um pasta chamado Teste.

for %A in ( dir ) do %A *.* /S
Mostra todos os arquivos em todas as pastas e subpastas do sistema.

for %A in (i i) do for %B in (i i) do echo Maykon
Mostra na tela 4 vezes a palavra Maykon meu nome.

Claro que esse comando tem muitos mais opções, mais só vou descrever esses pequenos exemplos para eu não esquecer mais. (-:

Nenhum comentário: