domingo, outubro 18, 2009

Controle de Conta de Usuários(UAC) Diretivas – Windows Vista

Um novo recurso disponibilizado no Windows Vista é o UAC, que tem como objetivo proteger o computador contra ameaças, logo que eu comecei a utilizar o sistema operacional Windows Vista, isso já faz mais de um ano, este foi um recurso que minha primeira impressão foi negativa, mais estudando esse recurso consegui encontrar muitos aspectos positivos e melhoras em relação ao Windows XP.
Mais hoje eu vou verificar as opções disponíveis para configurar a “política de segurança local”, no Windows Vista não vou entrar em detalhes de como funciona a UAC, primeiramente é necessário digitar no iniciar pesquisa o seguinte comando “secpol.msc”, eu particularmente gosto de ter o executar no menu iniciar, navegar até a opção “Opções de segurança” conforme print abaixo:Estão disponíveis nove diretiva para configurar.
Vou dar uma passada em apenas duas diretivas, a diretiva do print abaixo tem disponíveis três opções:
Pedir consentimento, Pedir credenciais, Elevar sem aviso, por padrão é o Windows utiliza “Pedir consentimento” que basicamente abre uma janela para o usuário solicitando se deve ou não permitir programa\usuário tenha acessa a uma função que é necessários privilégios administrativos, mais se você estiver utilizando o sistema com um usuário não administrador vai ser necessário digitar a senha do administrador.
Se estiver selecionada a opção “Pedir credenciais” vai ser solicitado que o usuário digita a senha do usuário que tenha privilégio de administrador, mesmo que a pessoa esteja utilizando o sistema com uma conta com privilégios de administrador.
A opção “Elevar sem aviso” permite que o Administrador de Consentimento execute uma operação que requeira elevação sem consentimento ou credenciais.
-
Uma segundo política interessante é o Controle de contas de usuário: executar todos os administradores em modo de aprovação de administrador, as opções são habilitado e desabilitado, essa é um diretiva muito importante, pois determina o comportamento de todas as diretivas UAC do sistema inteiro. O padrão é ativado.
Realizei um teste e após colocar a diretiva como Desativado no painel de controle a opção UAC vai aparecer desmarcada.
Isso foi bem básico sobre as diretivas do UAC, como estou me preparando para a certificação do Windows vista nada melhor que deixar registrado no blog, pois assim eu estudo e divulgo no meu blog. (-:

Um comentário:

Victor Faria disse...

Pronto adicionei seu blog à minha lista de parceiros. Estou na sua lista de seguidores tb, me segue lá.
Podemos fazer uma troca? Eu clico todos os dias nos seus anúncios do Google e você nos meus?
Se der, vota no meu blog para o concurso TOP 30.

Aguardo contato,
Victor Faria