sábado, junho 27, 2009

Create the Show desktop icon

Open notepad, copy text:

[Shell]
Command=2
IconFile=explorer.exe,3
[Taskbar]
Command=ToggleDesktop

Save file desktop.scf
Copy file to %userprofile%\Dados de aplicativos\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch
reference:http://support.microsoft.com/kb/190355/en-us

quinta-feira, junho 25, 2009

Sincronizar horário Windows

Post bem curto, só um dica de como sincronizar o horário do Windows com outro computador, para isso é necessário usar o comando net time
Exemplo:
net time \\maykon /set /y
No exemplo acima estou sincronizando o computador com um computador chamado Maykon

quarta-feira, junho 24, 2009

Dois anos...

Esse mês dia 11 fez dois anos que estou trabalhando com informática, então tenho que deixar isso registrado no blog, em dois anos já estou na terceira empresa, claro contando apenas trabalhos relacionados à informática, pois já tive alguns outros empregos mais não na área de informática, mais isso é assunto para outros posts. (:
Em meu primeiro emprego eu trabalhei cerca de 1 ano, foi muito bom mesmo eu gostava muito de trabalhar nessa empresa, então após sair dessa empresa fui para uma segunda empresa na qual não me adaptei muito, não gostava de trabalhar lá, trabalhei cerca de 6 meses nessa empresa, mais é claro foi uma experiência, e atualmente estou a 5 meses trabalhando em um outra empresa e estou gostando muito e aprendendo bastante, todo dia tem um desafio e isso é muito bom.
Realmente eu posso dizer que eu escolhei uma área para trabalhar que eu gosto mesmo, que tem bastante oferta de emprego, claro tem seus pontos negativos, mais em resumo eu gosto do meu trabalho! Agora é só esperar para fazer o próximo post “Três anos” mais isso só ano que vem.

segunda-feira, junho 22, 2009

Livro: Windows Server

Hoje chegou minha mais recente aquisição um livro! "Administração e manutenção do Ambiente Microsoft Windows Server 2003" - Kit de treinamento para o exame 70-290 de Dan Holme e Orin Thomas, agora é só estudar..!
Mais um livro para a coleção!

sábado, junho 20, 2009

Opções de Linha de comando do ntbackup

Como estou estudando para a prova 70-290 um dos assuntos que e muito cobrado nessa prova é sobre o ntbackup que eu acho um pouco chato, pois no meu dia a dia eu não utilizo backup )-: ops.. quero dizer não realizo backup através do Ntbackup e sim com outras ferramentas (-: .
Se quiser mais informações sobre as opções de linha de comando:
C:\>ntbackup /?

Abaixo um exemplo estou fazendo backup da pasta c:\doc e salvando o backup no disco C:\ com o nome backupMaykon.bkp.
A opção /J é usado quando é verificado o relatório de backup
C:\>ntbackup backup c:\doc /j "Backup de linha de comando" /f "C:\backupMaykon.b
kf"

Outro exemplo usado um arquivo de seleções, para salvar um arquivo com as seleções é só clicar em trabalho - salvar seleções no ntbackup um arquivo com seleções informa quais arquivos ou pastas tu deseja efetuar o backup.
Também estou usando o parâmetro /v:Yes que verifica o backup após a conclusão do mesmo, e a opção /m em que eu defino o tipo de backup que eu estou fazendo realizando os tipos de backup disponíveis são: normal, cópia, diferencial, incremental ou diário.
C:\>ntbackup backup "@C:\selecoes.bks" /j "Backup" /f "C:\backupMaykon2.bkf" /v:
yes /m copy

Claro existe muitas outras opções, que eu não vou descrever estou dando apenas dois exemplos, para eu exercitar e deixar no meu blog para futuras consultas.

quinta-feira, junho 18, 2009

iisback

Um script disponível para realizar o backup ou restauração da configuração do IIS entre outras funções.
Para criar um backup com as configurações do IIS executar o seguinte comando:
iisback /backup /b backupIIS
Cria um backup chamado backupIIS no seguinte caminho %systemroot%\System32\inetsrv\MetaBack
O backup é composto por dois arquivos: backupIIS.CS0 e backupIIS.MD0.
O arquivo backupISS.MD0 contém a metabase, e backupIIS.SC0 contém o esquema.

Restaurar a configuração do IIS executar o seguinte comando:
iisback /restore /b BackupIIS

Reinicio automático após a instalação das atualizações do Windows

Uma coisa que me eu não gosto no Windows é o reinicio automática após a instalação de atualizações automáticas, eu configurei diversos computadores com Windows 2003 server para executar o download e instalação das atualizações automaticamente, porém como temos algumas tarefas que são executadas todos os dias em horários específicos, algumas dessas tarefas falharam em alguns servidores, então fui verificar a causa desse problema, e encontrei no logs de eventos que um desligamento não esperado tinha acontecido, após mais alguns testes verifiquei o arquivo WindowsUpdate.log que guarda o log de atualizações do Windows, que fica no caminho
%systemroot%\WindowsUpdate.log e encontrei a causa do desligamento não esperado:

--------------
2009-06-18 08:03:52:980 1220 82c CltUI AU client got new directive = 'Forced Reboot', serviceId = {9482F4B4-E343-43B6-B170-9A65BC822C77}, return = 0x00000000
2009-06-18 08:06:15:656 1220 82c CltUI AU client got new directive = 'Shutdown', serviceId = {9482F4B4-E343-43B6-B170-9A65BC822C77}, return = 0x00000000
2009-06-18 08:06:15:765 784 578 AU AU received handle event
--------------
Então após alguma pesquisa encontrei um GPO que define se o computador vai ser reiniciado após a instalação das atualizações automáticas, a GPO fica no seguinte caminho:
Iniciar - executar: gpedit.msc
Configuração do computador - Modelos Administrativos - Componentes do Windows - Windows updat.
Abaixo segue a descrição da GPO:
Especifica que, para a conclusão de uma instalação agendada, as Atualizações Automáticas aguardarão até que o computador seja reiniciado por qualquer usuário que tenha feito logon, em vez de fazer com que o computador seja reiniciado automaticamente.
Se o status for definido como Habilitado, as Atualizações Automáticas não irão reiniciar um computador automaticamente durante uma instalação agendada se um usuário tiver feito logon no computador. As Atualizações Automáticas irão avisar o usuário para reiniciar o computador.
Observe que o computador deve ser reiniciado para que as atualizações tenham efeito.
Se o status estiver definido como Desabilitado ou Não Configurado, as Atualizações Automáticas irão notificar o usuário de que o computador será reiniciado automaticamente em 5 minutos para concluir a instalação.
Obs.: esta diretiva só se aplica quando as Atualizações Automáticas estão definidas para executar instalações agendadas de atualizações. Se a diretiva "Configurar Atualizações Automáticas" estiver desabilitada, esta diretiva não tem efeito.
-
Como a GPO estava com o status de "Não configurado" isso estava ocasionando o desligamento do computador, então modifiquei para “Ativado” e o problema foi resolvido. (:

sexta-feira, junho 12, 2009

Stored Procedure para Monitorar Desempenho

Abaixo vou descrever algumas Stored Procedure disponíveis para monitorar o desempenho do SQL Server, as informações foram obtidas através do livro: Microsoft SQL Server 2005, Guia de Bolso do Administrador escrito por William R. Stanek.
-
sp_helpdb -- Informações sobre os bancos de dados instalados na máquina(name, owner,status etc.)
sp_helpindex Tabela -- Informações de uma tabela
sp_helpserver -- Informações sobre instâncias do SQL Server
sp_lock -- Informações sobre bloqueios de Objetos
sp_monitor -- Estatísticas do uso do SQL Server
sp_spaceused -- Informações sobre o espaço em disco utilizado por um banco ou tabela
sp_who -- Informações sobre usuários e processos do SQL Server
-