sábado, setembro 04, 2010

WTS e impressoras

Faz algum tempo que eu trabalho com WTS, é um das necessidades dos usuários que acessam o WTS é efetuar a impressão em suas impressoras locais, quando eu recebia alguma solicitação de instalação de impressora no WTS eu verificava o modelo de impressora que o usuário possui e efetuava a instalação do driver, no meu caso as impressoras são redirecionados no WTS para a impressora local, não tenho nenhuma impressora instalada fisicamente no servidor, pois são vários usuários acessando o WTS de diversas cidades, com o passar do tempo e inúmeros drivers instalados no WTS, o servidor foi apresentando problemas como: demora para efetuar logoff, sessões ficavam travadas, spooler parava entre outros problemas, então efetuei a formatação do WTS.
Mais se continuasse com os mesmos procedimentos no WTS eu logo teria problemas novamente, pois eu teria que instalar diversos drivers, então encontrei uma ótima solução para resolver estes problemas, a instalação de drivers universais, o objetivo em teoria pelo menos, de um driver universal é funcionar em diversos modelos de impressoras do fabricante que disponibiliza o driver, ao utilizar drivers universais talvez alguns recursos de impressão fiquem indisponíveis, no meu cenário essa solução resolveu diversos problemas, claro que nem todos os drivers funcionaram, alguns modelo tive que baixar o driver da respectiva impressora.
Se tu utiliza WTS em seu cenário e possui diversas impressora uma boa opção é a instalação de drivers universais, isso resolveu o meu problema.

Um comentário:

Lucas Zani disse...

Parabéns pela postagem!!
Gostei.
No WTS aqui da empresa, tem uns 25 drivers instalados, tendo HP, Epson, Brother, Canon, Kyocera.

Você pode informar algum modelo de impressora que vc instalou o driver universal que funcionou?

Agradeço mais uma vez a ajuda.