domingo, novembro 06, 2011

Criando uma central de armazenamento GPO

Em versões anteriores ao Windows Vista o modelo de arquivo padrão para o gerenciamento de GPOs é o formato ADM, se você utiliza estações Windows XP ou 2003 para edição de GPOs, verificará que no caminho “%windir%\SYSVOL\domain\Policies\identificadorGPO” (em seu DC) que há uma pasta ADM, que contém os respectivos modelos administrativos, até ai tudo bem, mas imagine o cenário onde você tem muitas GPOs, e você está conectado com diversas filiais, a pasta SYSVOL ficará grande e você terá alto tráfego sendo replicado entre os DCs.
Com o advento do Windows Vista à Microsoft criou um novo formato de arquivo, este novo formato é conhecido como ADMX (utiliza XML). A uma serie de melhorias em relação aos arquivos ADM, abaixo um link com informações interessantes:
http://64.4.10.145/pt-br/magazine/cc137719
Com os arquivos ADMX você não terá o problema descrito acima, pois as infomações dos modelos não são armanezadas na GPO.
Com os arquivos ADMX é possível criar uma central de armazenamento, que facilita o gerenciamento dos modelos administrativos. Ao editar uma GPO em um computador com Windows Vista\2008\7 você poderá verificar se os arquivos estão sendo lidos localmente (%windir%\PolicyDefinitions) ou através da central de armazenamento, na imagem abaixo os arquivos ADMX estão sendo lidos localmente (%windir%\PolicyDefinitions).

Criar uma central de armazenamento é bem simples, basta copiar a pasta “PolicyDefinitions” disponível em %systemroot% (disponível em máquinas Windows Vista\2008\7) , para o seguinte caminho em seu DC %systemroot% \Windows\SYSVOL\domain\Policies
Ao abrir o editor de GPO você poderá verificar que os arquivos ADMX estão sendo lido de forma centralizada, conforme imagem abaixo:





Nenhum comentário: